O GECP – Grupo de Estudo para os Caminhos-de-ferro de Provença (Groupe d’Etude pour les Chemins de fer de Provence) foi criado em Fevereiro de 1975 devido à forte ameaça de encerramento ao tráfego ferroviário da linha regional Nice-Digne (via métrica não electrificada com 151 km de extensão) da CP – Chemins de fer de Provence (empresa ferroviária pública pertencente à Regie Regionale des Transports de Provence-Alpes-Cote d´Azur).
Esta associação sem fins lucrativos e formada sobretudo por voluntários, está sediada no depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers (região autónoma de Provence-Alpes-Cote d´Azur, sul de França), gere, preserva e mantém uma frota 29 veículos ferroviários históricos dos quais se destacam duas locomotivas a vapor consideradas património nacional. Tem como principal objectivo defender e promover a linha regional Nice-Digne, através de actividades tais como:
- Acções de formação e de sensibilização para aproximar responsáveis políticos, líderes institucionais e gestores à importância da existência dos Chemins de fer de Provence;
- Publicação do boletim informativo “Le TRAIN du SUD”;
- Solicitação frequente dos meios de comunicação;
- Divulgação intensiva dos Chemins de fer de Provence através de guias, cartazes, postais ou livros;
- Participação em eventos (de carácter particular ou oficial) para promover os transportes públicos, em particular os Chemins de fer de Provence;
- Tratamento e preservação de documentos, fotografias e objectos relacionados com o património histórico dos Chemins de fer de Provence, com o intuito de participar em exposições ou eventos.
No entanto, a principal actividade do GECP é a exploração do comboio turístico “Train des Pignes”. Este comboio turístico, inaugurado a 19 de Julho de 1980, é formado por material circulante histórico e circula aos fins-de-semana de Maio a Novembro entre as estações de Puget-Théniers e Annot (20 km). Apesar de o comboio histórico ter ligação com os comboios regionais da CP – Chemins de fer de Provence, há um serviço especial (com preço específico) que combina o comboio regional e o comboio histórico a partir da estação de Nice. O preço para a viagem Puget-Théniers/Annot é de 20 euros e para a viagem Nice/Puget-Théniers/Annot o preço é de 39 euros.
O GECP é responsável pela manutenção, preservação e exploração do material circulante histórico que circula nos Chemins de fer du Provence e ao longo dos últimos anos tem levado a cabo vários trabalhos de conservação e restauro que permitem que os veículos continuem a circular apesar de terem mais de um século de existência. Todos estas actividades são efectuadas de acordo com o Service Technique des Remontées Mécaniques et des Transports Guidés (STRMTG).
Dos trabalhos de restauro, para além do que está programado para a automotora Renault ZZ6, locotrator 51 e duas carruagens históricas do Chemins de fer de Provence, destaca-se o que está ser feito à histórica locomotiva a vapor 230T E327. Em 2016, a região autónoma de Provence-Alpes-Côte-d’Azur (França) disponibilizou 257 mil euros para a compra de uma nova caldeira para a 230T E327 de modo a que fique novamente em estado de marcha e ao serviço do turismo ferroviário. Esta locomotiva foi construída em 1909 pela empresa Compagnie de Fives-Lille (França) e em 1967 esteve em vias de ser desmantelada mas tal não aconteceu porque foi salva pela FACS – Fédération des Amis des Chemins de fer Secondaires. Em 1969 foi transferida para os Chemin de Fer du Vivarais (CFV) onde esteve ao serviço do turismo ferroviário. Pouco utilizada nos CFV, em 1979 passa a fazer parte do material circulante do GECP e a 19 de Julho de 1980, após ter sido efectuada uma revisão parcial, inaugura o serviço turístico “Train des Pignes”. Até 1987 tracionou este comboio turístico e em 1993 foi efectuada nova revisão. A 230T E327 permaneceu em serviço até 2007 e desde então está parada mas alvo de um importante trabalho de preservação e manutenção. Em 2016 começam os trabalhos de restauro e a nova caldeira será da responsabilidade da empresa italiana Lucato Termica. A locomotiva a vapor foi declarada Bem de Interesse Público.
Do material circulante pertencente ao GECP, faz parte uma locomotiva a vapor de via estreita que circulou em algumas linhas de via métrica da rede ferroviária portuguesa e que pertenceu à CP. A locomotiva a vapor CP E211 foi construída em 1923 pela empresa alemã Henschel & Sohn e integrou uma série de dezasseis unidades. Prestou serviço na Linha do Vouga (troços Espinho-Sernada do Vouga e Aveiro-Viseu) e em 1975 foi transferida para a Linha do Porto à Póvoa e Famalicão. Mais tarde foi parar aos depósitos centrais localizados em Porto-Campanhã, onde foi efectuada uma última revisão a 5 de Julho de 1976. Posteriormente é transferida para a Régua e passa a prestar serviço na Linha do Corgo onde passaria a tracionar comboios mistos (passageiros e mercadorias) entre a Régua, Vila Real e Chaves. Circulou pela última vez em 1981. Três anos mais tarde a CP põe à venda 12 locomotivas a vapor que já estavam fora de serviço, entre as quais a CP E211.
A locomotiva foi comprada pelo GECP e no dia 10 de Julho de 1986 é transferida para Vila Real de onde foi transportada por camião até Mézel-Châteauredon (França) onde chega no dia 18. Posteriormente segue para o depósito de locomotivas da estação Puget-Théniers, onde é feita uma nova revisão e em 1988 é colocada novamente em circulação e a tracionar o comboio turístico “Train des Pignes” até 1992. Entretanto a CP E211 foi baptizada de “Portugaise”.
Nesse ano (1992), a CP E211 volta a parar devido à necessidade de se efectuar uma revisão integral à locomotiva, algo que seria dispendioso no imediato para o GECP. O financiamento demorou bastante tempo a ser obtido e só ao fim de dez anos é que se iniciaram os trabalhos. A grande revisão da locomotiva a vapor CP E211 foi efectuada nas instalações da empresa italiana Lucato Termica e consistiu na reconstrução parcial da caldeira e na revisão completa da parte mecânica. Os trabalhos terminaram em 2009 e a locomotiva regressou a Puget-Théniers em Dezembro desse mesmo ano. A 19 de Julho de 2010 volta a fazer parte do “Train des Pignes”.
Associada à exploração do “Train des Pignes” há todo um conjunto de actividades e iniciativas que fazem parte do programa de viagens turísticas e que servem para promover a região autónoma de Provence-Alpes-Cote d´Azur. Dessas actividades e iniciativas destacam-se:
- O “Train de La Belle Epoque” – para entusiasmo e agrado dos turistas, os voluntários do GECP vestem-se a rigor com trajes do inicio do século XX;
- O “Train de la Libération” – evento especial comemorativo da libertação da ocupação nazi na localidade de Puget-Théniers. Os voluntários da associação AHVAE vestem-se com trajes militares e cerca de uma dúzia de veículos militares “invade” a estação de Puget-Théniers;
- Participação do “Train des Pignes” no festival da castanha e dos produtos locais de Le Fugeret – o comboio a vapor faz parte deste especial evento que decorre na vila de Le Fugeret, cuja estação ferroviária localiza-se a 835 metros de altitude. O “Train des Pignes” encarrega-se de fazer um serviço especial associado ao evento.
O trabalho desenvolvido pelo GECP, mais concretamente a exploração “Train des Pignes”, tem-se revelado um extraordinário caso de sucesso ao longo dos anos e o resultado são os números apresentados no que diz respeito transporte de passageiros (Figura 1).
Segundo a Figura 1, entre 2008 e 2013 verifica-se um progressivo aumento do número de passageiros transportados à excepção de 2009, onde se verifica uma pequena quebra. Em 2014 há uma queda bastante acentuada devido aos constrangimentos na linha Nice-Digne motivados pelo grave acidente que aconteceu em Fevereiro de 2014. Entretanto em 2011, ano do centenário da linha Nice-Digne, a temporada do “Train des Pignes” foi efectuada na íntegra pela CP E211 após a sua revisão, tendo 5304 passageiros usufruído do serviço prestado por esta extraordinária locomotiva a vapor. A partir de 2015, o número de passageiros aumenta substancialmente muito devido às campanhas promocionais não só alusivas ao comboio histórico como também à linha e território por ela servida. Em 2017 o “Train des Pignes” efectuou 88 viagens comerciais e nos meses de Julho e Agosto realizou entre duas a três circulações por semana. O forte aumento da procura deveu-se a uma campanha comercial mais agressiva, devidamente integrada com a oferta promocional de todos os municípios servidos pela via-férrea. A destacar ainda a campanha de comunicação forte promovida em parceria com o Comité Regional de Turismo e a possibilidade de reservar e comprar bilhetes para o comboio histórico através da internet.
A promoção do “Train des Pignes” e dos Chemins de fer de Provence por parte do GECP contribuiu para o resultado histórico de 16650 passageiros transportados em 2017 e para 2018 mantém-se a probabilidade e potencial de crescimento algo levou a que o GECP comprasse uma carruagem de passageiros para aumentar o número de lugares disponíveis passando dos actuais 304 lugares para 368. A nova carruagem para o comboio histórico foi adquirida em 2017 ao operador ferroviário regional suíço Rhätische Bahn (RhB). Trata-se da carruagem de passageiros (2ª classe) B 2303 construída em 1939 que estava fora de serviço mas em óptimo estado de conservação, factor determinante que permitirá que a mesma possa já fazer parte da temporada 2018 do “Train des Pignes”.
Ao promover e divulgar os Chemins de fer de Provence, o GECP contribui para o reconhecimento do papel vital da linha e para a importância que a mesma também não só ao nível do transporte público regional mas também para a promoção turística de todas as localidades por ela servidas. O GECP conta já com 30 anos de existência e ao longo dos anos foi desenvolvendo importantes parcerias. A associação faz parte da FNAUT – Fédération Nationale des Associations d´Usagers des Transports, da FACS – Fédération des Amis des Chemins de fer Secondaires e da UNECTO – Union des Exploitants de Chemins de fer Touristiques.
Texto: André Pires | regiorail@hotmail.com
(Fontes: Fotografias e dados cedidos gentilmente pelo senhor José Banaudo, Vice-Presidente do GECP – Groupe d’Etude pour les Chemins de fer de Provence; página oficial do GECP; página do Facebook do Train des Pignes; site oficial da Lucato Térmica e blog Provence Heritage Railways)
(Imagem de destaque: Comboio turístico “Train des Pignes” rebocado pela locomotiva a vapor CP E211 | © Marco Moerland, 2015)