Groupe d’Etude pour les Chemins de fer de Provence

O GECP – Grupo de Estudo para os Caminhos-de-ferro de Provença (Groupe d’Etude pour les Chemins de fer de Provence) foi criado em Fevereiro de 1975 devido à forte ameaça de encerramento ao tráfego ferroviário da linha regional Nice-Digne (via métrica não electrificada com 151 km de extensão) da CP – Chemins de fer de Provence (empresa  ferroviária pública pertencente à Regie Regionale des Transports de Provence-Alpes-Cote d´Azur).

Mapa da rede ferroviária da CP – Chemins de fer de Provence | © CP, 2015

Esta associação sem fins lucrativos e formada sobretudo por voluntários, está sediada no depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers (região autónoma de Provence-Alpes-Cote d´Azur, sul de França), gere, preserva e mantém uma frota 29 veículos ferroviários históricos dos quais se destacam duas locomotivas a vapor consideradas património nacional. Tem como principal objectivo defender e promover a linha regional Nice-Digne, através de actividades tais como:

  • Acções de formação e de sensibilização para aproximar responsáveis políticos, líderes institucionais e gestores à importância da existência dos Chemins de fer de Provence;
  • Publicação do boletim informativo “Le TRAIN du SUD”;
  • Solicitação frequente dos meios de comunicação;
  • Divulgação intensiva dos Chemins de fer de Provence através de guias, cartazes, postais ou livros;
  • Participação em eventos (de carácter particular ou oficial) para promover os transportes públicos, em particular os Chemins de fer de Provence;
  • Tratamento e preservação de documentos, fotografias e objectos relacionados com o património histórico dos Chemins de fer de Provence, com o intuito de participar em exposições ou eventos.
Depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers | © Provence Heritage Railways

Depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers | © Provence Heritage Railways

Material circulante à entrada do depósito de locomotivas da estação de

Material circulante do GECP  à entrada do depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers | © Provence Heritage Railways

Interior do depósito de locomotivas da

Interior do depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers | © Provence Heritage Railways

Comboio regional da CP, formado pela automotora diesel AMP (Autorail Métrique Provence) 800 da CAF, na estação de Puget-Théniers | © André Knoerr, 2011

Comboio regional da CP, formado pela automotora diesel AMP  800 da CAF, na estação de Puget-Théniers | © André Knoerr, 2011

No entanto, a principal actividade do GECP é a exploração do comboio turístico “Train des Pignes”. Este comboio turístico, inaugurado a 19 de Julho de 1980, é formado por material circulante histórico e circula aos fins-de-semana de Maio a Novembro entre as estações de Puget-Théniers e Annot (20 km). Apesar de o comboio histórico ter ligação com os comboios regionais da CP – Chemins de fer de Provence, há um serviço especial (com preço específico) que combina o comboio regional e o comboio histórico a partir da estação de Nice.  O preço para a viagem Puget-Théniers/Annot é de 20 euros e para a viagem Nice/Puget-Théniers/Annot o preço é de 39 euros.

Comboio turístico

Comboio turístico “Train des Pignes”, tracionado pela locomotiva a vapor E327, prestes a partir da estação de Puget-Théniers | © JFM, 2006

O GECP é responsável pela manutenção, preservação e exploração do material circulante histórico que circula nos Chemins de fer du Provence e ao longo dos últimos anos tem levado a cabo vários trabalhos de conservação e restauro que permitem que os veículos continuem a circular apesar de terem mais de um século de existência. Todos estas actividades são efectuadas de acordo com o Service Technique des Remontées Mécaniques et des Transports Guidés (STRMTG).

Restauro do interior da carruagem AB505, construída pela empresa Desouches & David in Pantin em 1892. Esta carruagem inaugurou parte dos Chemins de fer de Provence | © Daniel Fayolle – GECP, 2015

Restauro do vagão JN 364, construído pela empresa francesa Chantiers de la Buire em 1912 | GECP, 2015

Restauro do vagão Ef 907, construído pela empresa francesa Chantiers de la Buire em 1912 | © Raphael Sant – GECP, 2015

Dos trabalhos de restauro, para além do que está programado para a automotora Renault ZZ6, locotrator 51 e duas carruagens históricas do Chemins de fer de Provence, destaca-se o que está ser feito à histórica locomotiva a vapor 230T E327. Em 2016, a região autónoma de Provence-Alpes-Côte-d’Azur (França) disponibilizou 257 mil euros para a compra de uma nova caldeira para a 230T E327 de modo a que fique novamente em estado de marcha e ao serviço do turismo ferroviário. Esta locomotiva foi construída em 1909 pela empresa Compagnie de Fives-Lille (França) e em 1967 esteve em vias de ser desmantelada mas tal não aconteceu porque foi salva pela FACS – Fédération des Amis des Chemins de fer Secondaires. Em 1969 foi transferida para os Chemin de Fer du Vivarais (CFV) onde esteve ao serviço do turismo ferroviário. Pouco utilizada nos CFV, em 1979 passa a fazer parte do material circulante do GECP e a 19 de Julho de 1980, após ter sido efectuada uma revisão parcial, inaugura o serviço turístico “Train des Pignes”. Até 1987 tracionou este comboio turístico e em 1993 foi efectuada nova revisão. A 230T E327 permaneceu em serviço até 2007 e desde então está parada mas alvo de um importante trabalho de preservação e manutenção. Em 2016 começam os trabalhos de restauro e a nova caldeira será da responsabilidade da empresa italiana Lucato Termica. A locomotiva a vapor foi declarada Bem de Interesse Público.

Comboio turístico “Train des Pignes” tracionado pela locomotiva a vapor 230T E327 | © Christopher Yapp, 2002

Restauro da locomotiva a vapor 230T E327 | © GECP, 2016

Do material circulante pertencente ao GECP, faz parte uma locomotiva a vapor de via estreita que circulou em algumas linhas de via métrica da rede ferroviária portuguesa e que pertenceu à CP. A locomotiva a vapor CP E211 foi construída em 1923 pela empresa alemã Henschel & Sohn e integrou uma série de dezasseis unidades. Prestou serviço na Linha do Vouga (troços Espinho-Sernada do Vouga e Aveiro-Viseu) e em 1975 foi transferida para a Linha do Porto à Póvoa e Famalicão.  Mais tarde foi parar aos depósitos centrais localizados em Porto-Campanhã, onde foi efectuada uma última revisão a 5 de Julho de 1976.  Posteriormente é transferida para a Régua e passa a prestar serviço na Linha do Corgo onde passaria a tracionar comboios mistos (passageiros e mercadorias) entre a Régua, Vila Real e Chaves. Circulou pela última vez em 1981. Três anos mais tarde a CP põe à venda 12 locomotivas a vapor que já estavam fora de serviço, entre as quais a CP E211.

Comboio regional tracionado pela locomotiva a vapor CP E211 na estação de Viseu (linha do Vouga) | © Robert W. Bridger, 1972

Comboio regional tracionado pela CP E211 na estação de Viseu (Linha do Vouga) | © Robert W. Bridger, 1972

Abastecimento da caldeira da locomotiva a vapor na estação de Espinho (linha do Vouga) | Mega Anorak, 1973

Abastecimento da caldeira da CP E211 na estação de Espinho (Linha do Vouga) | Mega Anorak, 1973

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Comboio regional tracionado pela CP E211 dá entrada na estação de Vila Real (Linha do Corgo) | © Werner Hardmeier, 1976

Locomotiva a vapor CP E11 paraqueada na estação da Régua, dois anos antes da sua retirada ao serviço | © J. Mascha, 1979

Locomotiva a vapor CP E211 parqueada na estação da Régua, dois anos antes da sua retirada ao serviço | © J. Mascha, 1979

A locomotiva foi comprada pelo GECP e no dia 10 de Julho de 1986 é transferida para Vila Real de onde foi transportada por camião até Mézel-Châteauredon (França) onde chega no dia 18. Posteriormente segue para o depósito de locomotivas da estação Puget-Théniers, onde é feita uma nova revisão e em 1988 é colocada novamente em circulação e a tracionar o comboio turístico “Train des Pignes” até 1992. Entretanto a CP E211 foi baptizada de “Portugaise”.

CP E211 na placa giratória da estação da Régua, a ser preparada para seguir em direcção a Vila Real | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

CP E211 na placa giratória da estação da Régua, a ser preparada para seguir em direcção a Vila Real | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Locomotiva CP E211 pronta a seguir em direcção a Vila Real | © Jacques Chaussard - GECP, 1986

Locomotiva a vapor CP E211 pronta a seguir em direcção a Vila Real | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

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Locomotiva a vapor CP E211 na estação de Vila Real e em preparação para seguir viagem até França | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Momentos finais da CP E211 na estação de Vila Real antes de seguir para França | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Preparação final da CP E211 na estação de Vila Real antes de seguir em direcção a França | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Camião que transporta a CP E211 já em viagem pela estrada nacional, perto de Chaves | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Camião que transporta a CP E211 já em viagem pela estrada nacional, perto de Chaves | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Camião de transporte da CP E211 passa a fronteira de Feces de Abajo (Orense, Espanha) | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Camião de transporte da CP E211 passa a fronteira de Feces de Abajo (Orense, Espanha) | © Jacques Chaussard – GECP, 1986

Já em Estoublon (França) a CP E211 estava na fase final da sua longa viagem | © Luc Cabouret - GECP, 1986

Já em Estoublon (França) a CP E211 estava na fase final da sua longa viagem | © Luc Cabouret – GECP, 1986

Locomotiva a vapor CP E211 a tracionar o comboio turístico

Locomotiva a vapor CP E211 a tracionar o comboio turístico “Train des Pignes” | © GECP, 2015

Nesse ano (1992), a CP E211 volta a parar devido à necessidade de se efectuar uma revisão integral à locomotiva, algo que seria dispendioso no imediato para o GECP. O financiamento demorou bastante tempo a ser obtido e só ao fim de dez anos é que se iniciaram os trabalhos. A grande revisão da locomotiva a vapor CP E211 foi efectuada nas instalações da empresa italiana Lucato Termica e consistiu na reconstrução parcial da caldeira e na revisão completa da parte mecânica. Os trabalhos terminaram em 2009 e a locomotiva regressou a Puget-Théniers em Dezembro desse mesmo ano. A 19 de Julho de 2010 volta a fazer parte do “Train des Pignes”.

Caldeira da locomotiva a vapor Cp E211 já nas instalações da Lucato Termica e pronta para ser restaurada | © Lucato Termica

Caldeira da  CP E211 nas instalações da Lucato Termica e pronta para ser restaurada | © Lucato Termica

Chegada da locomotiva a vapor CP E211 ao depósito de locomotivas da estação de Puget-Theniers após restauro na empresa italiana Lucato Termica | © A.D., 2009

Chegada da locomotiva a vapor CP E211 ao depósito de locomotivas da estação de Puget-Théniers após restauro na empresa italiana Lucato Termica | © A.D., 2009

Comboio turístico

Comboio turístico “Train des Pignes”, tracionado pela locomotiva a vapor CP E211, na estação de Annot | © Ulrich Tack, 2012

Preparação da locomotiva a vapor CP E211 para mais uma viagem ao serviço do turismo ferroviário na região autónoma de Provence-Alpes-Côte d'Azur | © GECP, 2014

Preparação da locomotiva a vapor CP E211 para mais uma viagem ao serviço do turismo ferroviário na região autónoma de Provence-Alpes-Côte d’Azur | © GECP, 2014

Comboio turístico

Comboio turístico “Train des Pignes”, tracionado pela locomotiva a vapor CP E211, atravessa o viaducto de Scaffarels | © Ulrich Tack, 2012

Kjell Strandberg

Transporte combinado entre o comboio regional da CP e o comboio turístico “Train des Pignes” do GECP: Transbordo de passageiros na estação de Puget-Théniers | © Kjell Strandberg, 2015

Comboio turístico

Comboio turístico “Train des Pignes” | © José Banaudo – GECP, 2014

Associada à exploração do “Train des Pignes” há todo um conjunto de actividades e iniciativas que fazem parte do programa de viagens turísticas e que servem para promover a região autónoma de Provence-Alpes-Cote d´Azur. Dessas actividades e iniciativas destacam-se:

  •   O “Train de La Belle Epoque” – para entusiasmo e agrado dos turistas, os voluntários do GECP vestem-se a rigor com trajes do inicio do século XX;
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“Train de La Belle Epoque” na estação de Puget-Théniers | © Provence Heritage Railways, 2013

  • O “Train de la Libération” – evento especial comemorativo da libertação da ocupação nazi na localidade de Puget-Théniers. Os voluntários da associação AHVAE vestem-se com trajes militares e cerca de uma dúzia de veículos militares “invade” a estação de Puget-Théniers;
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“Train de la Libération” na estação de Puget-Théniers | © Provence Heritage Railways, 2013

  • Participação do “Train  des Pignes” no festival da castanha e dos produtos locais de Le Fugeret – o comboio a vapor faz parte deste especial evento que decorre na vila de Le Fugeret, cuja estação ferroviária localiza-se a 835 metros de altitude. O “Train des Pignes” encarrega-se de fazer um serviço especial associado ao evento.
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Chegada do “Train des Pignes” à estação de Le Fugeret | © Provence Heritage Railways, 2013

Comboio turístico

Comboio turístico “Train des Pignes” parte de Annot em direcção a Le Fugeret | © Lionel Daumas –  GECP, 2014

O trabalho desenvolvido pelo GECP, mais concretamente a exploração “Train des Pignes”, tem-se revelado um extraordinário caso de sucesso ao longo dos anos e o resultado são os números apresentados no que diz respeito transporte de passageiros (Figura 1).

Evolução anual do número de passageiros transportados entre 2008 e 2017 pelo “Train des Pignes” | © GECP (2015* – dados anuais incompletos)

Segundo a Figura 1, entre 2008 e 2013 verifica-se um progressivo aumento do número de passageiros transportados à excepção de 2009, onde se verifica uma pequena quebra. Em 2014 há uma queda bastante acentuada devido aos constrangimentos na linha Nice-Digne motivados pelo grave acidente que aconteceu em Fevereiro de 2014. Entretanto em 2011, ano do centenário da linha Nice-Digne, a temporada do “Train des Pignes” foi efectuada na íntegra pela CP E211 após a sua revisão, tendo 5304 passageiros usufruído do serviço prestado por esta extraordinária locomotiva a vapor. A partir de 2015, o número de passageiros aumenta substancialmente muito devido às campanhas promocionais não só alusivas ao comboio histórico como também à linha e território por ela servida. Em 2017 o “Train des Pignes” efectuou 88 viagens comerciais e nos meses de Julho e Agosto realizou entre duas a três circulações por semana. O forte aumento da procura deveu-se a uma campanha comercial mais agressiva, devidamente integrada com a oferta promocional de todos os municípios servidos pela via-férrea. A destacar ainda a campanha de comunicação forte promovida em parceria com o Comité Regional de Turismo e a possibilidade de reservar e comprar bilhetes para o comboio histórico através da internet.

A promoção do “Train des Pignes” e dos Chemins de fer de Provence por parte do GECP contribuiu para o resultado histórico de 16650 passageiros transportados em 2017 e para 2018 mantém-se a probabilidade e potencial de crescimento algo levou a que o GECP comprasse uma carruagem de passageiros para aumentar o número de lugares disponíveis passando dos actuais 304 lugares para 368. A nova carruagem para o comboio histórico foi adquirida em 2017 ao operador ferroviário regional suíço Rhätische Bahn (RhB). Trata-se da carruagem de passageiros (2ª classe) B 2303 construída em 1939 que estava fora de serviço mas em óptimo estado de conservação, factor determinante que permitirá que a mesma possa já fazer parte da temporada 2018 do “Train des Pignes”.

Carruagem de passageiros (2ª classe) B 2303 na estação de Chur, ainda ao serviço da RhB | © Hp. Teutschmann, 2011

Ao promover e divulgar os Chemins de fer de Provence, o GECP contribui para o reconhecimento do papel vital da linha e para a importância que a mesma também não só ao nível do transporte público regional mas também para a promoção turística de todas as localidades por ela servidas. O GECP conta já com 30 anos de existência e ao longo dos anos foi desenvolvendo importantes parcerias. A associação faz parte da FNAUT – Fédération Nationale des Associations d´Usagers des Transports, da FACS – Fédération des Amis des Chemins de fer Secondaires e da UNECTO – Union des Exploitants de Chemins de fer Touristiques.

 

Texto: André Pires | regiorail@hotmail.com

(Fontes: Fotografias e dados cedidos gentilmente pelo senhor José Banaudo, Vice-Presidente do GECP – Groupe d’Etude pour les Chemins de fer de Provence;  página oficial do GECP; página do Facebook do Train des Pignes; site oficial da Lucato Térmica e blog Provence Heritage Railways)

(Imagem de destaque: Comboio turístico “Train des Pignes” rebocado pela locomotiva a vapor CP E211 | © Marco Moerland, 2015)